sexta-feira, 24 de abril de 2015

ANIMAIS SOLTOS

Animais soltos em diversas cidades da Ibiapaba

O Site G1, traz uma reportagem de março de 2014, sobre animais soltos na cidade de Pindaré-Mirim. Em destaque as doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos por estes animais. 
Essa situação está presente em diversas cidades da Serra da Ibiapaba. Além do risco constante de acidentes, também uma questão de saúde pública.
Confira matéria no G1.

O problema vem sendo debatido na Câmara Municipal de Ibiapina, onde o Vereador Fernando Carvalho apresentou Indicação sobre o tema. Ele ainda requisitou que o problema fosse também debatido nas demais Câmaras da região. Na Indicação ele ainda destacou o Artigo 269 do Código de Trânsito Brasileiro, onde disciplina que "A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sus circunscrição, ..." atendendo ao Inciso X, ser a responsável também pelo "recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e faixa de domínio das vias de circulação, .....".
É uma luta grande, mas que precisa do apoio da população, e, principalmente, dos proprietários dos animais, que podem a vir ser penalizados com o pagamento de multas, por ocasião dos animais apreendidos. 






segunda-feira, 13 de abril de 2015

ANIMAIS SOLTOS

Inidicação do Vereador Fernando Carvalho debate animais soltos nas vias públicas

O Vereador Fernando Carvalho - DEM apresentou na Sessão da Câmara Municipal de Ibiapina do último dia 07 de Abril a Indicação n° 28/2015 que trata sobre a quantidade de animais soltos, principalmente cachorros, pelas CE-187 (Rodovia da Confiança) e CE-253 (Rodovia Pedro Aragão). Segundo a Indicação do vereador, muitos desses animais provocam acidentes, principalmente a motoqueiros, levando, inclusive, até mesmo a óbito.
Em sua propositura são destacados o Código de Transito Brasileiro e o Código Civil, onde determina que caberá ao "dono ou detentor de animal ressarcir o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior" entre outros. Ao final, requer ainda que a Indicação seja encaminhada as Câmaras Municipais da região, DER, Departamentos Municipais de Trânsito, entre outros.
Também foram incluídas imagens de animais soltos nas CEs e reportagens sobre o tema.

 Animal na CE-253, saída de Ibiapina/Mucambo
Animal na CE-187, saída de Ubajara/Ibiapina

REFORMA POLÍTICA


Pouco podemos fazer, mas se não fizermos nem esse pouco, então não teremos feito nada.

Convido a todos a pensarmos e agirmos sobre REFORMA POLÍTICA. Peço aos interessados no assunto que releiam os textos REFORMA POLÍTICA - OPINIÃO, publicado neste blog em 25/07/2011 e REFORMA POLÍTICA, publicado em 11/04/2013.
É, o debate vem de longe, mas as idéias permanecem.