quinta-feira, 18 de julho de 2013

PARA A IBIAPABA REFLETIR - UFI

Por: Fernando Carvalho

Enquanto o CONDERI luta bravamente para viabilizar a implantação da Universidade Federal da Ibiapaba, demora a formulação de um consenso por parte dos administradores municipais da Ibiapaba para definirem em qual cidade a mesma seria instalada.

Não estaria na hora de haver, novamente, mais uma mobilização ou Audiência Pública, com os gestores municipais, Conderi, estudantes e sociedade civil, para avaliarmos a situação em que nos encontramos?

Seria o momento apropriado para que os gestores ibiapabanos apresentassem suas propostas e atrativos para que a Universidade fosse instalada em seu município. Seria também o momento do convencimento, onde um gestor poderia pedir o apoio dos outros no sentido de viabilizar o empreendimento em seu território, saindo assim, a Ibiapaba fortalecida. 

Pois outras regiões também estão botando o pé na estrada.

E vejam o que nos chega de São Gonçalo do Amarante. É para refletir, sim!

Construção da UFC no Pecém já tem lugar definido


O prefeito São Gonçalo, Cláudio Pinho, doou o terreno para construção e antecipou ao Grande Porto que área de 10 hectares fica no Distrito de Croatá.
Por: Redação Web

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Claúdio Pinho (PSB), anunciou duas medidas para contribuir na luta em defesa da instalação de um Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Pecém: uma das medidas é a destinação de uma área de 10 hectares. A segunda iniciativa é a autorização para realização de estudos técnicos como justificativa para criação do Campus Avançado. 

O estudo, segundo Cláudio Pinho, mostrará a nova realidade populacional, econômica e geográfica dos municípios da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O documento apresentará informações sobre a infraestrutura dos municípios, as projeções sobre o aumento populacional, as riquezas hídricas, culturais e, principalmente, as potencialidades econômicas que atraem mão de obra e criam demanda para formação profissional de nível superior.

Quanto ao terreno a ser destinado pelo Município para as instalações do Campus da UFC, Claúdio antecipou, em entrevista ao Programa Metrópole Debate (TV Metrópole, Canal 26), que a área está localizada no Distrito de Croatá e facilita a ligação com os demais municípios da Região do Vale do Curu.

Estamos garantindo o terreno como demonstração ao Ministério da Educação do nosso compromisso em contribuir para implantação do campus universitário. O Município irá desapropriar o terreno para sediar o campus universitário’’, disse Cláudio Pinho, ao afirmar que, com essa iniciativa, São Gonçalo do Amarante faz a sua parte na oferta de condições para receber a Universidade Federal.

Cláudio Pinho elabora uma agenda para mobilizar os prefeitos do Vale do Curu na discussão sobre o campus universitário. Ele revelou, ainda, que o deputado José Airton solicitou audiência ao reitor da UFC, professor Jesualdo Farias, para manifestar interesse em sediar o campus no Pecém. “Quando iniciarmos os estudos estaremos com o reitor para mostrar o crescimento do Vale do Curu e as suas potencialidades que justificam a instalação de um Campus da UFC’’, observou o prefeito.

Fonte: Jornal Grande Porto
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.