domingo, 29 de janeiro de 2012

OUTRO ACIDENTE

Mais um grave acidente com vítima fatal no município de Ibiapina.


Na noite deste domingo, por volta das 20:00 horas, um corpo foi encontrado nas proximidades do mirante da ladeira de Ibiapina, ao lado de uma moto bros. Tratava-se de um jovem, ainda não identificado, que segundo populares era morador da cidade do Graça. Pelas primeira informações colhidas no local, a moto colidiu-se fortemente com uma mangueira as marges da CE-253, o que provocou a morte imediata do rapaz. Ainda no local dava para ver pedaços da sinaleira da moto grudados no tronco da mangueira. Chovia no local do acidente e a neblina era bastante espessa, com difícil visibilidade para os motoristas. Populares e a Polícia Militar aguardavam a chegada do rabecão para transporta o corpo para o IML de Sobral.

sábado, 28 de janeiro de 2012

ACIDENTE GRAVE

Grave acidente deixa dois mortos .






Um grave acidente envolvendo um caminhão, um ônibus e um moto aconteceu por volta das 15:30 hs na CE-187, que liga os municípios de Ibiapina e Ubajara, nas proximidades da localidade conhecida por Epace.   
Segundo populares, a moto trafegava no sentido Ibiapina-Ubajara, quando, ao tentar ultrapassar um caminhão que transportava água mineral, foi atingida por um ônibus da empresa Guanabara, que também tentava fazer a mesma ultrapassagem.  Informaram ainda, que a moto ficou espremida entre o caminhão e o ônibus.
Na moto trafegavam três pessoas da mesma família. O condutor da moto foi levado para o hospital municipal de Ubajara juntamente com o filho menor, de apenas três anos, que não resistiu e veio a óbito. Já a mãe da criança teve morte imediata.
A moto de placa HYW 1542 ficou totalmente destruída. O ônibus de placa OCQ 7508 apresentava manchas de sangue. O caminhão de placa HVL 4027 apresentava pequenas manchas nos pneus. Os condutores dos veículos foram conduzidos a delegacia para esclarecimentos.
Muitos populares observavam a cena enquanto esperavam pelo “rabecão” e o trânsito era lento. Também não eram poucos os comentários sobre a imprudência, haja vista a ultrapassagem ser feita em faixa contínua, como pode-se observar nas fotos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rally Cerapió 2012 passa hoje pro IBIAPINA

 Passando em frente da Praça de São Francisco em Ibiapina


O maior rally de regularidade do País, o Cerapió 2012, que completa 25 anos, exigirá dos competidores muita técnica e navegação. A 1ª e 2ª etapas, como é dividida a prova por dia, serão realizadas no dia 24 de janeiro, com partida inicial do Complexo Centro Dragão do Mar, na praia de Iracema, Fortaleza, Ceará. O encerramento da 1ª etapa será em Lagoa Seca, com 94 Km percorridos em 2h30 de prova.

O 3º dia de competição, 26 de janeiro, adentra o sertão do Ceará e do Piauí. A prova terá largada de Sobral e tem chegada em Pedro II, nas serras piauienses. Serão 269 Km para carros, quadriciclos e moto rally e 245 Km para as motos das demais categorias. A saída será pelas serras do Jordão, onde carros e quadriciclos tomam rumos diferentes das motos. A 6ª etapa começa na cidade de Ibiapina e vai até Domingos Mourão, já em solo piauiense. Destaque para a localidade Batalha, a uns 15 Km de Domingos Mourão,  em um terreno de 16 Km de muita areia, que mais lembra os Lençóis Maranhenses. A chegada será na Praça Domingos Mourão Filho.
Mais detalhes no site: http://www.motonline.com.br

FESTEJOS DE JUREMA




Os festejos de São Sebastião realizados na comunidade de Jurema, município de Ibiapina, chegaram ao seu final com mais um dia de festa. O líder comunitário recebeu em sua casa familiares, amigos e lideranças políticas para um churrasco em comemoração a primeira eucaristia de seu neto.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR - ETAPA NORTE/IBIAPABA

No último fim de semana aconteceu em Granja e Martinópole os Jogos Abertos do Interior - Etapa Norte/Ibiapaba. Foram 21 municípios participantes em competições de Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol e Futebol de Campo.
Na sequência ocorrerá a etapa estadual que será realizada entre os dias 1 e 3 de março, em Quixadá.
Abaixo a galeria dos campeões em suas respectivas modalidades.
Confira mais detalhes no blog: www.tianguaemfoco.blogspot.com

sábado, 21 de janeiro de 2012

AL retoma trabalhos de redefinição de limites entre os municípios cearenses

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Triagem, Elaboração e Criação de Novos Municípios reinicia, na próxima segunda-feira (23), os trabalhos de redefinição de limites entre os municípios cearenses.

De acordo com o presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão, o georreferenciamento dos limites deve ser encerrado em setembro. Até o final de 2012, a Assembléia deve consolidar as leis que definem as divisas. O georreferenciamento dos limites de 63 municípios nas regiões do Cariri e do Litoral Leste/Jaguaribe já foi concluído.

Segundo Mourão, a idéia é esclarecer pendências e analisar retificações feitas por prefeitos. Dentre as pendências, está uma área entre os municípios de Aracati e Jaguaruana, onde foram abertos campos de produção de Petróleo, que envolvem o pagamento de royalties. Ele informou ainda que em março deverá ser iniciado o georreferenciamento dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, área com problemas administrativos.

O projeto de consolidação das Leis de Limites Intermunicipais foi lançado do início de 2011 pela Mesa Diretora da Assembleia e é coordenado pelo deputado Neto Nunes (PMDB). Em parceria com o IBGE, os institutos de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a Comissão de Triagem está fazendo um mapeamento dos limites dos 184 municípios cearenses.

O trabalho foi dividido entre as regiões macro-econômicas do Estado e é iniciado com o envio dos mapas com os limites atuais a cada prefeitura. Depois são realizadas audiências públicas, onde surgem demandas locais apresentadas por gestores ou por moradores de áreas limítrofes.

EM TEMPO

IBIAPINA também está com problemas referentes aos seus limites territoriais. O caso mais sério encontra-se no Distrito de Caiçara que faz fronteira com o município de Mucambo. Ainda espera-se uma posição por parte da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

CASANDO


Contraíram matrimônio Girlene e João Neto. Festa Maravilhosa acompanhada por parentes e amigos. A eles toda a felicidade do mundo.

ANIVERSARIANDO

Comemorou primaveras no dia de São Sebastião nossa amiga D. Maria das Dores, esposa do querido “Conterrâneo”. Comparecem para homenagear a aniversariante familiares e amigos. A ela nosso desejo de muita paz, saúde e felicidades.

FESTEJOS DE CAIÇARA


O festejo de São Sebastião comemorado no Distrito de Caiçara, município de Ibiapina, teve seu encerramento na tarde de ontem (20), com missa e diversas atividades culturais promovidas pela Associação Comunitária da Agricultura Familiar – ACAF-SERTÃO.

No dia anterior aconteceu a inauguração da reforma e ampliação do Posto de Saúde do Distrito. A obra era aguardada há muito tempo pela comunidade. Segundo o presidente da ACAF-SERTÃO, Sr. João “a pintura do posto, há mais de 12 anos que não tinha recebido nem uma pintura se quer”; continuando, agradeceu ao prefeito “que teve a coragem de resolver a situação desse posto de saúde”.

O evento ainda contou com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores - entre eles o vereador Fernando Carvalho - populares e moradores da comunidade.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ABRACE ESSA IDÉIA.

Policiais do Ronda de Sobral não dão trégua a bandidagem

O blog Wilson Gomes recebeu uma foto mandada por um internauta que mostra que o policiais do Ronda do Quarteirão estão trabalhando para dar mais tranquilidade a população. Uma dupla que supostamente tinha praticado assalto na cidade foi abordada na tarde de segunda-feira, 16, próximo ao Fórum da cidade.
Sob os olhares de dezenas de curiosos enquanto o de blusa preta era revistado o outro era levado segurado pela por uma das pernas e por um dos braços para também ser averiguado fora da pista de rolamento.

EM IBIAPINA

Em Ibiapina temos vivenciados diversos roubos a casas de nosso município, tanto na sede como no interior.
Na tarde de ontem conversei com um jovem que teve sua casa arrombada no último final de semana. Perguntei ao mesmo se havia feito B.O., ou algo parecido. O mesmo informou-me que não iria fazer porque dificilmente seu caso seria solucionado. Entretanto registrei que seria importante registrar o B.O.
Se não registramos a ocorrência é como se ela não houvesse ocorrido. Desta forma, perante as estatísticas era como se IBIAPINA fosse um lugar tranqüilo e pacato. O que não é mais verdade haja vista a quantidade de roubos dos últimos dias.

Cine itinerante leva filmes a vários municípios do Ceará

O 21º Cine Ceará Itinerante será realizado em 15 cidades a partir desta segunda-feira (16) e segue até o dia 2 de fevereiro.

O projeto Cine Itinerante do 21º Cine Ceará é um evento gratuito que beneficia municípios cearenses. As escolhidas para mais uma etapa do projeto são as cidades de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, IBIAPINA, Carnaubal, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipu, Ipueiras, Poranga, Ararendá, Nova Russas, Hidrolândia e Pires Ferreira.

Todos premiados no festival, são seis os curtas: A Casa das Horas (de Heraldo Cavalcanti), Doce de Coco (de Allan Deberton), Fábula das Três Avós (de Daniel Turini), Meu Medo (de Murilo Hauser), O Céu no Andar de Baixo (de Leonardo Cata Preta) e O Plantador de Quiabos (do Coletivo Santa Madeira).

As projeções irão acontecer em praças públicas, escolas municipais, ginásios poliesportivos e outros lugares definidos pelas prefeituras dos municípios.

Mais informações: 3366-7770/ 9947-9387

fonte: www.cearaagora.com.br

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BOATOS FECHAM COMÉRCIO DE IBIAPINA

Uma onda de boatos fecharam, no final da tarde de hoje, praticamente todo o comércio do centro da cidade de Ibiapina. Rapidamente espalhou-se a notícia de que na cidade vizinha, Ubajara, havia acontecido um "arrastão". Comentavam que homens encapuzados haviam invadido a Casa de Variedades, Lojas Zenir e mercantis de Ubajara e que, no momento, estavam se deslocando para Ibiapina.
Também surgiram boatos que Tianguá estava com o comércio fechado por conseqüência do "arrastão".
Logo que o boato se espalhou as principais ruas da cidade de Ibiapina ficaram tomadas por populares, proprietários e funcionários das lojas. A agitação era grande. O principal assunto era a greve dos policiais no Estado do Ceará e a falta de segurança que estava levando a essa onda de terror.

domingo, 1 de janeiro de 2012

ESCOLHA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL

O blog do Elias apresenta matéria citando uma lista com os nomes de pessoas ligadas a educação do município de Ibiapina (pública ou privada) e que, provavelmente, um deles seria o (a) convidado (a) para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Educação, com a provável saída do professor Alberto Sabino.

Assim ficou composta:

1. Prof. Francisco Rogério Alves (ex-diretor do Alto Lindo - Rogério da Eliane)
2. Sra. Cleide (Técnica da Secretaria de Educação e esposa do Virgílio - primo da 1ª Dama)
3. Prof. Walfrido de Oliveira Portela (ex-diretor do Zulmira Melo - da EPMM)

Um nome, entre outros que poderiam ser lembrados, e cito como exemplo, que deveria também ser incluído na lista para ocupar o cargo de Secretário de Educação do município de Ibiapina seria o do professor Francivaldo Romão.

Em Ibiapina dispomos de muitas pessoas, principalmente professores (as), comprometidos com a educação de nosso município.

Quem sabe este não seria o momento de fazermos diferente. A grande oportunidade para abrimos um amplo debate sobre a educação de nosso município e, assim, escolhermos o perfil ideal para ocupar a cadeira de Secretário. Pessoas que entrassem comprometidas em assumir desafios, com o de colocar em prática a Lei Municipal 384/2007 que torna obrigatória a eleição dos diretores das escolas municipais.

- Mas a decisão de escolha do novo secretário é exclusiva do prefeito municipal.


EM TEMPO


A Lei 384/2007 que “dispõe sobre o processo de escolha dos Diretores de Escolas Públicas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental” foi publicada no dia 20 de Dezembro de 2007. A mesma foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal da época, vereador Fernando Carvalho. Em um período de grandes lutas, muitas conquistas e pouco reconhecimento, uma das vitórias foi a promulgação dessa Lei. Sua aprovação não foi fácil. Teve um debate intenso. O próprio prefeito municipal da época não a promulgou e, pela legislação vigente, o presidente da Câmara fez a promulgação. A Lei, no entanto, vive esquecida.











VIAGEM DO CONHECIMENTO

Professor Francivaldo Romão é ouvido no site do “Viagem do Conhecimento” da National Geografhic

Professor Francivaldo Romão é ouvido no site do “Viagem do Conhecimento” da National Geografhic

Em matéria publicada em 03/11/2011 o site quer saber dos professores a “sua opinião sobre os impactos do Desafio National Geographic 2011 em sua escola”.

Como você avalia o processo de ensino e aprendizagem com seus alunos? Você acredita que, com o Desafio, eles se mostraram mais motivados para o estudo? Por quê?

Sobre essa questão, ouvimos o professor Francivaldo Romão, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Luiza de Sousa, em Ibiapina, CE.

"As provas do Desafio são de grande importância para a escola, uma vez que trabalha de forma multidisciplinar os conteúdos disciplinares a partir de conceitos abrangentes, atuais e contextualizados. Assim, os professores podem trabalhar em equipe por meio de atividades que englobem os assuntos do Desafio nas diversas disciplinas para que as temáticas possam ficar cristalizadas na aprendizagem dos alunos. Eles, por sua vez, gostam dos assuntos abordados, justamente pela existência dessa intercomunicação entre as diversas matérias, gerando assim discentes inteirados com a realidade que os cerca e consequentemente tornando-se cidadãos críticos e comprometidos."

Aula de campo

Prof. Francivaldo - primeiro da esquerda

Os alunos da Escola Monsenhor Melo, de Ibiapina, estiveram em Sobral, para conhecer a fábrica de cimento Poty. A visita objetivou proporcionar aos estudantes, o conhecimento real do funcionamento de uma indústria.

A aula de campo foi incentivada pelo professor de Geografia, Francivaldo Romão, a fim de concluir o assunto sobre a Industrialização do Ceará.

Os alunos conheceram todos dos setores da fábrica e os técnicos responsáveis esclareceram a função e o objetivo de cada setor tanto da mina quanto da fábrica.

“Aulas como essa incentivam o aluno a aprender cada vez mais e se manter compromissado com o ensino”, comenta Francivaldo Romão.

Fonte: diário do Nordeste em 07.12.2011